Notícias

Confinamentos: o que é importante levar em conta?


Por Equipe AllNova em 31/07/2018

Proporcionar uma melhor qualidade de vida para os animais em confinamento é essencial para maior produtividade e melhores resultados no negócio. Não apenas o manejo ou as instalações estão diretamente relacionados ao bem-estar, o manejo alimentar bem como o balanço nutricional da dieta são fundamentais para manter o animal saudável e proporcionar a ele a qualidade de vida e desenvolvimento ideal.

As estratégias alimentares, alinhadas às tecnologias de terminação intensiva, contribuem para uma maior produtividade do rebanho, além de ajudarem na diminuição da idade do abate. 

O caminho para a sustentabilidade e lucratividade da cadeia de carne passa pela nutrição e, para isso, dispomos atualmente de produtos com as mais variadas tecnologias e estratégias de manejo voltados para cada etapa da criação.

 

Entenda o Confinamento


O sistema de confinamento é uma estratégia intensiva usada para melhorar os índices econômicos e produtivos da pecuária, e pode ser visto como uma boa opção de manejo na propriedade. Ele possibilita a engorda do gado em tempo menor que o sistema extensivo, entretanto como toda ação intensiva exige atenção redobrada. 

Ao adotar este tipo de sistema, o produtor deve sempre pensar no bem-estar dos animais, principalmente na alimentação, nas instalações adequadas e no tratamento, pois são os principais fatores para uma boa produção. Dados como disponibilidade de cocho (30 a 50 cm por cabeça), número de cabeças por área, bebedouros suficientes, área de instalação do confinamento (12m2 por cabeça), entre outros, são fatores fundamentais para manter o bem-estar animal e excelentes resultados de produtividade. 

O confinamento pode ser uma estratégia ideal para os locais onde a incidência de chuvas é baixa. Com produtos e tecnologias nutricionais que propiciam estratégias que possibilitam um balanceamento nutricional com menor e até mesmo nenhum volumoso.

 

A importância da alimentação correta


O confinamento tem duração, em média, de 90 a 100 dias. Neste período, o animal pode apresentar ganho de peso expressivo com excelente conversão alimentar que irá variar em função da dieta adotada e da qualidade da matéria prima utilizada.


A ração balanceada fornecida para o animal neste período deve conter todos os nutrientes necessários para que ele atinja o maior ganho de peso possível. Desta forma, uma dieta mal calculada pode levar a ganhos de peso não tão expressivos.


Entre outros fatores que irão influenciar diretamente no desempenho temos também a sanidade do rebanho, animais saudáveis apresentam respostas muito mais expressivas de ganho de peso a qualquer dieta.  Respeitar sempre a recomendação de adaptação as dietas e ao novo sistema criação (comedouros e bebedouros) e por último tenha sempre o suporte de um técnico para atingir os melhores resultados para o seu rebanho.

A Allnova e a H.J.Baker possuem um time técnico preparado e experiente para te orientar nessas decisões, bem como uma linha completa de produtos para todo o seu sistema de criação e para um confinamento de sucesso. 

Relacionadas

Allnova busca novos representantes comerciais

Vacinas importantes para bovinocultura de corte

Crescimento da indústria de nutrição animal nos últimos anos