News

Ração! Qual escolher para potros e para éguas em lactação?


Por Equipe AllNova em 19/10/2018

A nutrição é um processo que fornece para o organismo os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento e crescimento adequado dos animais, e esses nutrientes são extraídos dos alimentos da dieta ingerida diariamente pelos animais. E em cada fase do animal, é importante verificar a evolução do mesmo, pois a falta ou o excesso de algum nutriente no organismo pode interferir diretamente no desenvolvimento e até mesmo na reprodução. A essa necessidade de nutrientes damos o nome de exigência nutricional.

  
Portanto, podemos concluir que, para cada estágio ou para cada fase da vida do animal, as rações irão sofrer alterações para atender essas diferentes exigências nutricionais. Separamos duas fases em especial, para abordarmos esse assunto.


Éguas em fase de lactação 

 

A fase de lactação começa ao parto do potrinho e nesse período as éguas apresentam uma exigência nutricional maior, principalmente para proteína e energia que irão suprir seu gasto diário que dobra nesta fase, consequentemente há também uma exigência diária maior de vitaminas e minerais que são deslocados do organismo para produção de leite. Uma atenção especial deve ser dada também as éguas gestantes nos últimos 3 meses de gestação, onde ocorre o crescimento acentuado do potro no ventre da mãe, elevando sua exigência nutricional. Essa atenção é importante para que a égua esteja com um bom escore corporal no nascimento do potro e consiga apresentar uma boa produção de leite.


É comum criadores manterem receptoras alimentadas apenas com volumoso, porém o uso apenas dos volumosos tropicais não suprem a exigência das éguas nesta fase, levando muitas éguas a finalizarem a lactação magras, apresentando escore corporal baixo.

Nas primeiras semanas de vida, os potros podem mamar até sete vezes por hora, sendo que cada mamada pode variar de um a dois minutos. Para que a eficiência da amamentação ocorra e para que a égua esteja saudável, é importante ter cuidados especiais na alimentação, tanto para a saúde da mãe quanto para a saúde do potro, pois é através da amamentação que o potrinho irá ingerir os nutrientes necessários para crescer forte e saudável.


Potros em desmame


Assim como as éguas lactantes, os potros precisam de atenção a sua nutrição. Sua exigência nutricional nesta fase também é alta para proteína e energia para que ele se desenvolva adequadamente e para que tenha energia suficiente para esta fase de crescimento.


O desmame normalmente é feito no quinto mês após o nascimento do potro, mas pode ser antecipado por conta de inúmeros fatores, como a interrupção da lactação por falta de leite nas éguas ou mesmo rejeição da mãe ao potro. Para esses casos temos uma ração especial para suprir a exigência do potro. 

A falta de nutrientes e o excesso deles podem causar problemas no desenvolvimento do potro, portanto é sempre importante ter um acompanhamento com um nutricionista animal, para verificar a situação do animal e o balanceamento das dietas.


Rações 


Para cada fase, é preciso um tipo de ração específica, e pensando na saúde dos animais, a Allnova tem as rações ideais para éguas em final de gestação, em fase de lactação e para potros.

Dentre a gama de rações para equinos, a Allnova, tem duas especiais que podem ser utilizadas tanto por éguas em fase de lactação e por potros, auxiliando até mesmo o processo de desmama e reduzindo risco de diarreia, tão comum neste período. As rações Natus Jr. e Natus Jr. Mix foram desenvolvidas especialmente para ambas as fases, com pro-biótico, minerais quelatados e um complexo vitamínico ideias para esta fase, que irão auxiliar a atender as exigências nutricionais para a produção, o desenvolvimento e a saúde dos animais.

Relacionadas

Por que as cabras comem “de tudo”?

Crescimento da indústria de nutrição animal nos últimos anos

O impacto da Greve dos Caminhoneiros sobre a economia