Notícias

Por que as cabras comem “de tudo”?


Por Equipe AllNova em 24/10/2018

Você já deve ter ouvido falar que as cabras comem tudo o que veem pela frente, certo? Bom, não é bem assim!

Antes de explicarmos, vamos falar um pouquinho sobre esses animais, sobre sua alimentação e criação.

 

As Cabras e sua nutrição

 

Você sabia que as cabras foram os primeiros animais a serem domesticados pelo homem para produzir alimentos? Isso há 7.000 anos! Caprinos são muito resistentes, apesar da aparência frágil. Quando adultas chegam a pesar de 45 a 70 quilos.

Sobre a alimentação, idealmente, consomem leguminosas, gramíneas, hortícolas, raízes, cereais e outras folhas como erva cidreira, goiabeira, roseira, etc. Algo muito importante para a alimentação delas, além da ração apropriada, é o sal mineral, que ajuda na formação dos ossos e do bom processo digestivo.

 

Criação de Caprinos

 

Você pode criar cabras leiteiras ou de corte. Para esses dois tipos, a nutrição adequada é essencial para a qualidade da carne ou do leite produzido e comercializado. Há muitas vantagens em optar pela caprinocultura. Algumas delas são:

  • Por ser um animal de pequeno porte, o espaço exigido para a criação é menor.
  • O ciclo reprodutivo das cabras é relativamente curto e gera de dois a três cabritos.
  • O fornecimento de leite é mais fácil.
  • Para você ter uma ideia da economia, cerca de oito cabras se alimentam da mesma quantidade que apenas uma vaca.

O retorno financeiro para a criação de leite acontece mais rapidamente do que que na de corte, uma vez que a produção é elevada e acelerada. Além disso, o leite de cabra é rico em proteínas, e é uma opção para quem é alérgico ao leite de vaca.

A criação de corte também é muito vantajosa, já que a carne dos caprinos possui baixo teor de gordura, tem sabor diferenciado, é saudável e tem um baixo custo.

O local adequado para esses animais também é muito importe. As cabras precisam ficar em locais arejados, limpos, secos, com bastante água e alimentos próprios.

 

Mas afinal, por que dizem que cabras comem de tudo?

 

Isso acontece porque elas são animais extremamente curiosos. Elas gostam de morder coisas desconhecidas para verificar se são comestíveis ou não, hábito que os tubarões também têm.

Elas irão cheirar e morder qualquer coisa para descobrir o que é. Podem até acabar engolindo, no processo de investigação, mas isso não quer dizer que elas comem de tudo por gostarem, não se saciarem nunca, etc.

Agora que você já sabe porque esse boato existe e como é importante cuidar da nutrição da sua criação, convidamos a dar uma olhada nos nossos produtos para caprinos! Nós cuidamos das necessidades nutricionais que seus animais precisam! Cuide você também!

Relacionadas

05 dicas de preparo para vender bem seu cavalo

Aposte na suplementação de vacas de cria

A mulher no mercado agro