Notícias

Biotina: Como esta vitamina pode ser valiosa para o seu animal?


Por Equipe AllNova em 16/11/2018

Você já sabe que a nutrição adequada para o seu animal é extremamente importante para atingir o melhor desempenho. O equilíbrio na alimentação é o que garante a saúde e produtividade. Mas você conhece a função da biotina para eles?

Nesse artigo, vamos falar sobre como a biotina é essencial para a saúde dos cascos da pelagem e para a produção de leite, sendo uma grande aliada dos animais para manutenção desses itens. Você irá entender mais detalhes sobre o nutriente e porque ele é tão crucial. Vamos lá?

 

O que é Biotina?

 

Vamos abordar rapidamente as características desse nutriente para te informar um pouco mais, e a seguir, passar para seus benefícios.

A biotina é uma vitamina do complexo B, hidrossolúvel assim como as demais vitaminas deste conjunto, que também pode ser nomeada como vitamina H, B7 ou B8 e está sendo utilizada cada vez mais no mundo. Uma vez consumida, a biotina fica armazenada em seu sangue e tecido. Ela está ligada ao metabolismo do propionato influenciando a produção de leite, atua no metabolismo de aminoácidos, na respiração celular, na lipogênese e até na gliconeogênese.

Pronto, agora que encerramos a parte um pouco complicada, vamos explicar melhor como funciona na prática. E porque é importante repor esse nutriente.

 

Como a Biotina age em Equinos?

 

Você busca o melhor desempenho dos seus cavalos, certo? Para isso é preciso fornecer os nutrientes necessários de forma equilibrada, para conseguir potencializar a performance ao máximo.  

Uma das ações da biotina está na queratinização. E a queratina compõe a epiderme do casco, a pelagem, cauda e crina de seu campeão. Quando há deficiência de biotina no organismo, a queratina fica fraca, prejudicando a formação da estrutura e saúde dos cascos do seu animal, causando rachaduras nos cascos em função de uma estrutura de casco ruim. Além disso a pelagem tende a ficar opaca e sem vida.

Cascos fracos e pelagem feia podem ser sinais de dieta deficiente e com níveis de biotina inexistente ou inadequada.

A falta de biotina pode trazer diversos problemas. Se a estrutura do casco está malformada pode ocorrer aumento na probabilidade de lesões durante o trabalho. Quando há a suplementação com a biotina, seu animal tem menos chances de sofrer com fissuras e arranhaduras, hemorragias e úlceras de sola, dermatite, e separação da parede do casco (ou doença da linha branca).

 

A Biotina também age em Bovinos?

Sim, e é muito importante, não só para os cascos!

Estudos já mostraram que quando esse nutriente é adicionado à alimentação do animal, não só a saúde dos cascos, mas também a produção do leite e da carne apresentam uma grande melhora.

Em 2011, um estudo foi feito por Zimmerly e Weiss, na Universidade Estadual de Ohio, onde foi avaliado a suplementação de biotina. Eles concluíram, depois de testarem 45 animais, um aumento significativo na produção leiteira do rebanho avaliado.

Um dos fatores indiretos ligados a melhora na produção leiteira e carne em confinamentos está na melhora saúde do casco dos animais suplementados, visto que reduz os índices de maqueira, melhora a locomoção do animal, e consequentemente a ingestão de matéria seca.

De qualquer forma, é inegável que o consumo da biotina como suplemento é um amigo valioso para a saúde de sua criação.

Interessante, não é? Não negligencie a sua do seu animal: a nutrição adequada é essencial para a saúde, bem-estar e produtividade dos bovinos e equinos. A Allnova tem tudo que você precisa. Por isso, convidamos você a visitar o nosso site e conhecer todos os nossos produtos com biotina!

Relacionadas

Vacinas importantes para bovinocultura de corte

Crescimento da indústria de nutrição animal nos últimos anos

Allnova busca novos representantes comerciais